Faça uma reflexão em sua vida e pergunte-se se você exercita o amor incondicional.
Certa vez, andando pelas ruas de São Paulo, vi uma pessoa usando uma camiseta onde estava escrito a seguinte frase “AME, MAS SEM CONDIÇÕES”. No primeiro momento fiquei sem saber o que aquilo poderia dizer.
Logo depois, pensando um pouco mais, compreendi que aquela frase queria dizer o mesmo que “Tenha amor incondicional”. Então pensei, “Mas o que é amor incondicional?” Eu já fiz essa pergunta para várias pessoas e acreditem, as respostas são as mais variáveis possíveis e fora do contexto do sentimento.
E pra você? O que é o amor incondicional? Pare um pouco e pense nesse assunto.
“Amar é querer o bem de quem amamos, não importando de que forma isso possa acontecer”.
No geral, as pessoas não amam incondicionalmente, mas pensam que amam dessa forma. O amor condicional traz sofrimento. Quantas pessoas, após o termino de uma relação, optam por nunca mais amar ninguém para não sofrer novamente. Para essas pessoas, o Amor dói. Quantas vezes você já ouviu; – Amar é bom mais dói demais. E o pior de tudo é que, por interpretação errada do que é o amor, esse sentimento acaba se transformando em ódio, raiva, etc. Certamente você já ficou com raiva de uma pessoa que você ama, porque ela esqueceu seu aniversário! Quando isso aconteceu, foi colocado uma condição; “Eu o amo, desde que ele não esqueça meu aniversário”.
É muito comum o famoso erro por amor. A super proteção, o acolhimento protecionista, achando que fazemos o bem para as pessoas quando, na verdade, estamos colocando essas pessoas em zona de conforto. Quantas mães não sofrem quando os filhos casam ou saem de casa pra viver suas vidas. Quantos filhos não sofrem quando os pais procuram refazer a vida após a separação, achando erroneamente que estão sendo trocados. E o ciúme? Quantas vezes são motivos de separações e até de atitudes violentas e são justificada que foi por amor. – Fiz isso porque eu amava demais!
Direcionamos todas as nossas energias para esse sentimento e acabamos entrando em uma situação de falso abandono. Não nos damos conta de que existe um outro sentimento que anda ao lado do amor condicional que é o ORGULHO.
Aliás, o que é Orgulho? Tente pensar nesse sentimento sem ser aquele que temos de admiração por outro. Estamos falando de um sentimento que coloca barreiras na compreensão da situação impedindo que as soluções mais simples apareçam.
Será que quando não queremos enxergar a situação da forma que gostaríamos, não estamos colocando o orgulho na frente? Às vezes ele é colocado como; meus princípios, meu jeito de ser, não aceito isso, não levo desaforo pra casa, etc.
Amor incondicional é o mais puro sentimento de compreensão e ligação para com o próximo. Não tem regra, não tem horário, não tem tempo ruim, não tem dia nem noite nem inicio e nem fim.
É claro que o assunto, amor incondicional, é muito mais amplo que isso. Estaremos comentando mais na próxima oportunidade, inclusive falando sobre altruísmo.
Amém muito e com muita intensidade a todos e a tudo, pois, amando incondicionalmente, receberemos de volta o mesmo amor com o dobro da intensidade, pois o amor incondicional não traz sofrimento e sim, paz interior, compreensão, respeito e mais amor.
A Lei é o Amor! Não existe nenhuma outra maneira de atingirmos nossa paz interna a não ser pela expressão do Amor Incondicional. O verdadeiro amor não coloca condições, não coloca distâncias, não coloca empecilhos.
O amor verdadeiro é livre, livre do ego, da vaidade, de querer atender a si mesmo. É altruísta. Pensa no outro antes de si mesmo. E coloca toda a sua atenção naquilo que ama. Sem apego! É todo ouvido, todo coração, braços e mãos, pernas e pés. É todo olhos, sentidos. É inteiro naquilo que é. O amor incondicional se entrega, não conhece o medo. Se este se aproxima, anula-o em função de algo maior.
O amor é coragem, é a força que anima a alma. O amor é alegria e não cansaço! O amor verdadeiro não conhece a palavra ? Meu?, porque entende que o outro é um ser individual e que somente entrando em ?Seu? coração, pode compreender e partilhar. O amor não é o que é por expectativas. Não é temporal. É permanência, fluidez. Não conhece a culpa. Conhece a desculpa, o perdão. Porque é livre de julgamentos e condenações Aproxima, ao invés de afastar. Fala baixo, ao invés de gritar. Porque a nada e a ninguém quer impor-se. O amor incondicional é mais ouvidos do que verbo. É mais gestos que palavras.
O amor vai onde a necessidade está, onde há o vazio. Não escolhe, por vezes, aquilo que agrada a si mesmo, mas onde é útil o seu coração. Sabe que os excessos são prejudiciais e conhece as medidas certas de se doar, sem invadir o outro. O amor incondicional transforma. É príncipe da tolerância e do respeito, guerreiro sem armas de fogo, força da suavidade e compaixão honesta, caridade profunda. Vai além de seus próprios problemas, porque reconhece que os outros também os têm.
Questione-se de suas expectativas mediante àqueles que você diz amar; se você os ama somente quando o agradam; se você é capaz de amar quando ninguém é capaz de fazer o mesmo. Pergunte-se se você é capaz de ser luz na escuridão, de sorrir quando o outro é agressividade; se sabe respeitar o livre arbítrio alheio, e não somente o seu e se é capaz de não impor a sua verdade e compreender a verdade alheia. Será que você é capaz de entrar no coração de seu filho, irmão, companheiro ou companheira, amigo ou patrão ou vizinho? Você se permite conhecer um desconhecido ou então conhecer a fundo aqueles a quem acha que já conhece há tempos? É capaz de olhar além das aparências e do superficial e se deixar enxergar o que somente o coração é capaz? Será que é capaz de deixar de aleijar as pessoas que ama e ajudá-las a aprenderem a andar?
Pergunte-se se é capaz de compreender que desapegando-se daqueles que ama, você caminha lado a lado com eles. Você os olha na mesma altura dos olhos. Você os sente com a mesma batida do coração. Perceba que você não é menos ou mais do que aqueles que o geraram, de que você não é menos ou mais do que aqueles que o contrataram. Deixe de lado suas pobres expectativas ou suas frustrações, ou suas ilusões.
Experimente somente estar presente. Sentir, ao invés de rotular a si e ao outro Experimentar o amor ao invés da lamentação. Ser grato por tudo o que é, por tudo o que agora lhe serve. Experimente as dimensões de seu coração em sua totalidade! Quem acha fazer um favor (condicional) oferece um empréstimo. Quem ama incondicionalmente faz uma doação.
E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.
É caminharmos fazendo a nossa parte, amando ao próximo como a nós mesmos, entregndo a Deus, à vida, todas as situações conflitantes, dolorosas, que momentaneamente possamos estar incapacitados para darmos a melhor solução, a resposta mais adequada.
É a certeza de que tudo na Terra é ilusório, passageiro, transitório... é só uma pequena viagem.
Mantermos sempre na nossa mente, no nosso espírito, a visualização da nossa grande meta, que é o amadurecimento da nossa alma, o atingirmos a consciência maior, a lucidez da vida... e é isto, somente isto que verdadeiramente importa.
Com esta visão, com esta postura, caminhamos com leveza, com soltura, com alegria, com aceitação e tolerância... pois as emoções são ilusões, a dor é ilusão, a caminhada terrena é ilusão, o humano é ilusão... Deus é Real. O Divino é Real. A Consciência é Real. O Espiritual é Real. A Morte é ilusão do ego mas é Real, pois é a passagem para o Plano Real.
Amar incondicionalmente é amar além, apesar das ilusões, é amar sem esperar retorno, pois o retorno real é Divino, o retorno real é a simples alegria de expressarmos o amor. A verdadeira felicidade é termos a capacidade de expressar o amor.
Experimente somente estar presente. Sentir, ao invés de rotular a si e ao outro Experimentar o amor ao invés da lamentação. Ser grato por tudo o que é, por tudo o que agora lhe serve. Experimente as dimensões de seu coração em sua totalidade! Quem acha fazer um favor (condicional) oferece um empréstimo. Quem ama incondicionalmente faz uma doação. Pense nisso e reflita...Beijo e até a próxima
0 comentários:
Postar um comentário